Registro completo |
Provedor de dados: |
Ciência Rural
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País: |
Brazil
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Título: |
A comunicação dialógica como fator determinante para os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem na capacitação rural: um estudo de caso em um órgão público de extensão localizado no interior do Estado de São Paulo
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Autores: |
Zuin,Luís Fernando Soares
Zuin,Poliana Bruno
Díaz Manrique,Miguel Alejandro
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Data: |
2011-05-01
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Ano: |
2011
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Palavras-chave: |
Comunicação
Capacitação
Extensão-rural
Processos de ensino-aprendizagem
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Resumo: |
O objetivo deste artigo é discutir quais caminhos ou descaminhos estão sendo percorridos nos processos de capacitação rural de extensionistas e agricultores de algumas localidades do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a pesquisa aqui relatada teve como pressuposto analisar as práticas pedagógicas e os processos de comunicação que ocorrem durante as capacitações formativas entre extensionistas e agricultores, bem como entre formadores e extensionistas. Buscou-se, ainda, identificar as influências da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de se repensar práticas relativas à comunicação que devem ser utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, o método de coleta de dados foi o estudo de caso com viés fenomenológico. Os dados anunciam a necessidade da formação continuada com orientação de profissionais da pedagogia a fim de que mudanças efetivas possam ser realizadas.
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Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
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Idioma: |
Português
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Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000500030
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Editor: |
Universidade Federal de Santa Maria
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Relação: |
10.1590/S0103-84782011005000054
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Formato: |
text/html
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Fonte: |
Ciência Rural v.41 n.5 2011
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Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
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